sexta-feira, 2 de março de 2012

Coleta, fixação e herborização de algas

Quer aprender técnicas para trabalhar com macroalgas? Aqui, no espaço BENTOFIC, você encontrará diversas dicas. Fique sabendo como coletar, fixar e herborizar algas.

COLETA:

Materiais:
  • Bloco de anotações
  • Câmera fotográfica
  • Faca ou estilete
  • GPS
  • Saco plástico preto, recipiente escuro ou vidro coberto por papel alumínio

Primeiramente, deve-se analisar a tábua de marés da área a ser estudada, para a partir destes dados escolher a data e o horário mais adequado (http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/). Quanto mais baixa a maré melhor será. No dia é necessário estar vestido(a) com roupas leves, de preferência àquelas que oferecem mais proteção contra a radiação solar. Além disso, é necessário o uso de protetor solar e dependendo do horário do trabalho o uso de boné ou chapéu. O uso de tênis ou sapato fechado se faz obrigatório, pois cortes e ∕ou arranhões podem ser causados no contato com o substrato.

1.    Dirigir-se à zona de coleta e procurar a alga que deve ser coletada;
2.    Após encontrá-la retirar com cuidado do substrato com o auxilio do objeto cortante. Ao retirar é necessária a permanência de uma pequena porção do substrato;
3.    Armazenar o material retirado (juntamente com um pouco de água do mar) no saco plástico preto, no recipiente escuro ou no vidro coberto por papel alumínio. Estes impedem a descoloração das algas ao ter contato com a luminosidade;
4.    Ao coletar faz-se importante anotar as coordenadas, o coletor e o horário de coleta;
É interessante registrar o ambiente de coleta com uma câmera fotográfica.

FIXAÇÃO:

Materiais:
  • Água
  • Formalina a 4%
  • Frasco escuro

É necessário estar equipado com jaleco, luvas e máscara.

1.    Triar as algas coletadas e limpá-las com água;
2.    Em um frasco escuro, armazenar as algas triadas juntamente com formalina a 4%;
3.    Armazenar preferencialmente em geladeira.

HERBORIZAÇÃO:

É necessário estar equipado com jaleco, luvas e máscara.

Materiais:
  • Bandeja
  • Estufa
  • Jornal
  • Papel 60 kg
  • Papelão
  • Pincel nº 12 ou 14
  • Prensa

1.    Após descansar em formalina 4% por pelo menos 4 horas, retirar a alga e colocar sobre o papel 60 kg;
2.    Colocar o papel com a alga dentro de uma bandeja com água;
3.    Organizar a alga com o auxílio de um pincel na folha de papel;
4.    Retirar o material da bandeja;
5.    Colocar a alga juntamente com o papel entre folhas de jornal;
6.    Em seguida, colocar entre folhas de papelão;
7.    Levar o material à prensa e amarrá-la bem;
8.    A prensa deve ser colocada dentro da estufa até que as algas percam toda a umidade;
9.    Após perder a umidade, a prensa deve ser retirada da estufa;
10.    Depois de retirada da prensa a alga se encontra herborizada, pronta para receber sua ficha de identificação e ser armazenada de maneira adequada.

9 comentários:

  1. Meus parabéns pela iniciativa. Ficólogos ou cientistas deveveriam sempre ter um canal como este, onde suas idéias não precisam passar por uma rigorosa e muitas vezes inútil cobrança ideológica pelos organismos de publicação de suas pesquisas e idéias. Aproveito para indicar meu blog, também sobre algas bentônicas:
    http://catandoalgas.blogspot.com.br.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada professor Zezinho, parabenizamos você também pelo trabalho desenvolvido. Abraços.

      Att,

      Excluir
  2. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de compartilhar conhecimento e em seguida aproveito para tirar algumas dúvidas que estão me afligindo: Devo levar os alunos do IV bloco de Biologia para realização de coleta de algas no nosso litoral (Barra Grande-PI) no dia 23/03/2013 e consultei o movimento das marés para esse dia e verifiquei que a maré mais baixa, de 0.9m, será por volta de 08:13. Será que dar pra fazer uma boa coleta nessa situação? as algas a serem coletadas deverão serem retiradas diretamente da água do mar ou as que são deixadas pelas marés na areia? Quanto tempo as algas podem ser conservadas após coleta recipeientes que vc sugeriu? se não tivermos disponibilidade de estufa, podemos fazer a secagem de uma outra forma? e o tempo e a temperatura que deve ser usada numa secagem na estufa? tenho muitas outras dúvidas, mas já ficarei bastante grata se estas puderem ser sanadas.
    Desde já agradeço pela atenção,
    Profª Iris Cavalcanti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Profª Iris Cavalcanti,

      A equipe BENTOFIC que agradece, e quanto as suas dúvidas estamos aqui para ajudá-la no que nos compete. A área de Barra Grande é uma ótima escolha para desenvolver o seu trabalho com os alunos, além de ter a oportunidade de se presentearem com a beleza do lugar vocês encontarão uma boa diversidade de algas. Já quanto ao dia escolhido, não posso dizer o mesmo. O ideal seria escolher o dia que tivesse influência da lua cheia ou lua nova, pois assim vocês encontrariam marés mais baixas, com maré medindo 0.9 vocês não conseguirão aproveitar muito do que o campo tem a oferecer. Se for possível, vocês poderiam coletar entre os dias 26 e 31 de março, encontrariam marés medindo até 0.0.
      Quanto a extração das algas, se tiver a finalidade da herborização, é interessante retirar diretamente do substrato. Caso não tenha acesso à estufa, pode deixar secar ao sol (na prensa) até que perca toda a umidade.
      As algas possuem alta durabilidade na solução sugerida, não consigo precisar o tempo por que vai variar de espécie para espécie, porém gosto de utilizá-las até uma semana após a coleta para que não perca a coloração original.

      Espero ter ajudado a sanar suas dúvidas, atenciosamente,

      Larissa Carvalho

      Excluir
  3. Parabéns pelo trabalho de vocês, é realmente de grande valia tanto pra pesquisadores já inseridos no âmbito profissional quanto pra iniciantes como eu... Então sou graduanda em biologia cursando terceiro semestre, e tenho grande apresso por biologia marinha, apesar de ainda não ter cursado essa cadeira... já que moro numa região litorânea no Estado do Ceará penso em realizar trabalhos voltados pra biologia marinha... no caso pretendo estudar a flora marinha das praias do meu município (Acaraú), onde encontramos muitas praias... e é um lugar onde se tem como principal meio de subsistência a pesca... então gostaria de saber de vocês poderiam me dar alguma dica... sugestão... desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Professor, esse método foi criado pelo Sr.? Caso não, favor citar o autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, vi em outro material que no momento da coleta não poderíamos colocar água junto com a amostra, nem mesmo a água do mar. Haveria algum prejuízo para a futura preservação se não adicionarmos a água do mar no momento da coleta?

    ResponderExcluir
  6. gente eu gostaria de saber qual a especie de algas marinhas mais coletadas. Nao encontrei ninguém passando esta informação.

    ResponderExcluir